18 de Maio de 2017

Prefeitura lança Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Assessoria (Foto: Isa Cardoso)

A Campanha 'Faça Bonito' tem como foco conscientizar a sociedade para a necessidade de denunciar casos de violência e abuso sexual.

A Prefeitura de Cláudia deu início no último sábado (13) a um trabalho de conscientização referente à Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha iniciou com palestras com os pais dos alunos nas escolas e orientações nos Postos de Saúde da Família.

Nesta quarta-feira (17), uma palestra com os alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino intensificou as atividades. Durante esta quinta-feira (18), estão sendo realizadas atividades voltadas às famílias que recebem atendimentos nas unidades de saúde do município.

A campanha é organizada pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Conselho Tutelar, CRAS e as Secretarias de Educação e Saúde.

A juíza Thatiana dos Santos, da Comarca de Cláudia, enfatiza que embora pareçam serem crimes semelhantes, violência sexual e exploração sexual têm suas diferenças.

“A violência sexual são as ações que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, sedução, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Tocar ou acariciar partes sexuais do corpo de crianças e adolescentes, fazer gestos obscenos, falar sobre sexo ou fotografá-las em situação de nudez, caracterizam tal crime. Já a exploração sexual acontece quando o indivíduo paga para manter relação sexual com uma pessoa com idade inferior a 18 anos, ou quando terceiro obtém lucros através de práticas sexuais realizadas por crianças e adolescentes”, explica.

Mônica Fátima Deprá, secretária da assistência social, afirma que a campanha 'Faça Bonito' acontece para reforçar a importância da denúncia do crime. Segundo ela, a maioria dos casos que são atendidos em Cláudia acontecem dentro de casa.

“Essa campanha é extremamente importante para que todos saibam realmente do que se trata a violência sexual, observar o comportamento de crianças e adolescentes que estão sendo vítimas de violência e também para que as próprias crianças tomem conhecimento do que é ser violentada, pois muitas não sabem que estão sofrendo abuso”, afirma Deprá.

De acordo com Reni Schleicher, coordenadora do CREAS, o número de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescente aumentou em nos últimos quatro meses em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso ou exploração sexual poderão ingressar em acompanhamento no CREAS, assim como suas famílias. Realizamos o acompanhamento com o objetivo de aumentar a proteção e de auxiliar na reparação emocional e psicológica da violência sofrida”, explica Schleicher.

Os casos de abuso podem ser denunciados por meio do CREAS, Ministério Público, Conselho tutelar, Delegacia de Polícia Civil, 190 da Polícia Militar e principalmente pelo Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser feita sem a identificação de quem está denunciando.

VER PDF:

Arquivo: