19 de Maio de 2017

Em Brasília, Kurten busca apoio para a regularização fundiária de assentamentos, pavimentação, educação, agricultura e turismo

Assessoria (Foto: Reprodução)

Durante a viagem, o prefeito cumpriu uma extensa agenda de reuniões com senadores, deputado federal e representantes de ministérios.

No mês de abril, o prefeito de Cláudia, Altamir Kurten (PSDB), viajou à Brasília em busca de apoio e parcerias para realizar investimentos que melhorem a infraestrutura do município e a qualidade de vida da população.

Desenvolvimento Econômico e Rural

Em reunião com o senador Wellington Fagundes (PR), o prefeito solicitou auxílio para acelerar o processo de regularização fundiária dos assentamentos Kenon, Terra de Viver e 12 de Outubro. Fagundes se comprometeu em acompanhar o processo perante o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O coordenador geral de infraestrutura – DDI e diretor substituto de desenvolvimento do INCRA, Douglas Souza de Jesus, assinou um documento em que se compromete priorizar a regularização dos assentamentos de reforma agrária do município no cumprimento da meta de titulação para o exercício de 2017.

Com o Secretário do Ministério da Agricultura, Neri Geller, Kurten solicitou o valor de R$ 1.600.000,00 (Um milhão e seiscentos mil reais) em apoio ao projeto “Cláudia Produtiva” que irá englobar todas as cadeias produtivas do município. O valor tem como destino a recuperação de estradas vicinais, contratação e capacitação de uma equipe para prestar assistência técnica rural e a aquisição de maquinários como patrolas, caminhões e escavadeira hidráulica.

O Ministério da Agricultura, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) e o senador Wellington Fagundes se comprometeram a auxiliar a prefeitura de Cláudia com o valor solicitado para que as ações solicitadas sejam concretizadas.

Turismo

Com o objetivo de fomentar o turismo em Cláudia, o prefeito Kurten solicitou apoio do Ministério do Turismo para atrair mais pessoas para eventos tradicionais como o Festival da Canção e a Expocláudia. Segundo Kurten, “existe a possibilidade do ministério viabilizar recursos para a revitalização da praça e das avenidas Gaspar Dutra e Marechal Rondon. Com a criação do lago da usina hidrelétrica até o final de 2018, Cláudia poderá em breve ser inserida no Mapa do Turismo Brasileiro”.

Educação

Capacitar os jovens para o mercado de trabalho é uma das metas da atual gestão. Para isso, Kurten solicitou a criação de uma unidade descentralizada do Instituto Federal de Mato Grosso em Cláudia.  A instituição poderá ofertar cursos, em um primeiro momento, vinculados ao campus de Sinop.

O senador Wellington Fagundes se comprometeu solicitar a implantação da unidade perante Willian de Paula, reitor do IFMT.

Obras

Kurten garantiu em Brasília uma emenda parlamentar para pavimentação asfáltica de avenida e ruas. O Montante de pouco mais de R$ 390.000,00 (Trezentos e noventa mil reais) está sendo disponibilizado pelo deputado federal Nilson Leitão.

“Nós da administração só temos que agradecer a esta emenda do Deputado Federal Nilson Leitão para o nosso município, pois ajudará e muito nas pavimentações das ruas que ainda não possuem asfaltamentos, ele me recebeu muito bem em Brasília e a meu pedido disponibilizou para o nosso município esse recurso” enfatizou o prefeito.

Com os recursos de R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais)  disponibilizados pelo deputado estadual Dilmar Dal'Bosco (DEM), R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais)do deputado Baiano Filho (PSDB) e R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais)  do deputado estadual Silvano Amaral (PMDB), Altamir pretender pavimentar as avenidas Marechal Zenóbio da Costa e Prof. José de Castro Dória.

Confira mais Fotos