Sala de imprensa Notícias « Voltar

09 de Agosto de 2017

Campanha Agosto Dourado reforça importância do aleitamento materno

(Foto: Reprodução)

O processo da amamentação tem papel fundamental para a vida do recém-nascido.

Com o tema nacional “Trabalhando juntos pela amamentação, sem conflitos de interesse”, a Secretaria Municipal de Saúde de Cláudia desenvolve durante este mês uma série de ações para sensibilizar a população sobre a importância da amamentação.

Todas as unidades básicas do município realizam atividades relacionadas ao tema, com palestras e informações sobre a alimentação adequada para a lactante e os cuidados com a mama.

“A mãe precisa estar bem informada por isso ações como essas são fundamentais, não somente para as mães de primeira viagem, mas as que já tiveram a experiência de amamentar o seu primeiro filho”, comentou a secretária de saúde Eli Rizzi.

De acordo com a enfermeira do PSF I, Marileide Magalhães, as unidades de saúdes vão estar o mês inteiro com ações voltadas ao aleitamento materno.

“O ‘Agosto Dourado’ é um marco nacional, no município as ações já vem sendo realizadas de forma continua, mas serão intensificadas durante esta campanha no cuidado com a mãe e o bebê. No dia 22 deste mês teremos um encontro importante com as gestantes em nosso PSF”, informou.

A amamentação é um dos gestos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho. Além disso, o leite humano é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses de vida.

“São muitos os benefícios que o aleitamento materno traz, porém, o desmame precoce ainda é uma prática frequente. Identificando os fatores que podem dificultar a prática, procuramos fomentar ações motivacionais desde o acolhimento básico de saúde”, concluiu a secretária de saúde.

Agosto Dourado

O mês de agosto foi instituído o mês do Aleitamento Materno em decorrência do Projeto de Lei (PLC) 24/2017, de autoria da deputada Dulce Miranda. Pelo projeto, ao longo do mês de agosto deverão ser intensificadas as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

Benefícios do Aleitamento Materno

O aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida. E como complemento, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida ou mais.

Iniciar alimentos complementares antes de seis meses de idade não é recomendado, pois pode causar prejuízos à saúde da criança e da mãe.

O leite materno pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia. Além disso, há evidencias científicas que comprovam a contribuição no melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Fonte: Assessoria
Por: Isaias Cardoso e Henrique Basinski

VER PDF:

Arquivo:

Acesso rápido à solicitação de informações
Atendimento via e-mail