SIC - Serviço de Informação ao Cidadão « Voltar

Ouvidoria e SIC ( Serviço de Informação ao Cidadão )

O  Prefeito Altamir Kurten, vem informar a todos que o SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) e a Ouvidoria são instrumentos criados para estreitar o relacionamento entre o Cidadão e a Prefeitura Municipal.
              A finalidade da criação do sistema de informação concomitantemente com a Ouvidoria é atender às exigências da Lei nº 12.527/11 e às orientações do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que apontou a necessidade de implantação desses instrumentos para receber demanda e solicitações de informações dos cidadãos junto ao Executivo Municipal.  

O que é Ouvidoria

Ouvidoria é um espaço que funciona como uma ponte entre a população e as instituições. É um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e também os elogios referentes aos diversos serviços disponíveis à população.

A criação de uma ouvidoria, seja ela um canal dentro de uma empresa pública ou privada, vem antes de tudo preencher um espaço cada vez mais ampliado com relação ao direito do consumidor. O objetivo da ouvidoria é atender essa sociedade participativa, cada vez mais exigente e ansiosa por melhorias na qualidade de vida e na realização de seus direitos como cidadão.

O acesso a uma ouvidoria é permitido a qualquer cidadão que se sinta refém da ineficácia dos serviços prestados à sociedade. A ouvidoria deve ser acionada quando o cidadão não se sentir totalmente atendido, em seus direitos, por outros canais disponíveis às suas reivindicações.

Como funciona uma ouvidoria

 

Os canais de acesso às ouvidorias estão abertos através de e-mail e telefone, ou mesmo pessoalmente, onde o cidadão expõe suas cobranças, com todos os detalhes, que permitam ao ouvidor encaminhar aos setores competentes e junto com eles, seguir passo a passo o andamento do serviço e retornar ao solicitante a resolução do problema.         

O ouvidor é a pessoa que atua como centralizador e facilitador das relações entre o cidadão e a gestão pública ou privada, recolhendo as informações precisas e acompanhando o andamento do serviço solicitado, contribuindo para a melhoria da gestão e consequentemente para a satisfação da população.

Disque Ouvidoria: 66 3546 3100 Ramal 3106

 E-mail: ouvidoria@claudia.mt.gov.br

Presencial: Centro Político Administrativo, Av. Gaspar Dutra P 03 Cláudia MT

Site: Prefeitura Municipal de Cláudia

SIC: Serviço de Informação ao Cidadão

 

Acesso rápido à solicitação de informações
Atendimento via e-mail