3. Prefeitura de Cláudia com...

Prefeitura de Cláudia com apoio da Secretaria de Agricultura assina concessão de indústria de processamento de frutas com empresário local

IMG_3083

Dando apoio aos empresários regionais, dão pontapé inicial para a indústria de Polpas Palharim.

Segundo prefeito, Altamir Kurten (PSDB) a indústria de processamento de frutas já era uma reivindicação da população de Claudia, hoje torna-se possível graças a parceria com a Secretaria de Agricultura e com o empresário José Palharim. A indústria garante geração de empregos e aumento da renda da cidade:

“Trata-se de uma indústria de processamento de frutas, que era justamente uma reivindicação antiga da nossa comunidade, dos nossos pequenos agricultores. Por isso nós tomamos a iniciativa em 2005/2006, fizemos o projeto, mandamos pro governo federal, e na época a senadora Serys (Republicanos) nos ajudou muito viabilizando os recursos e nós iniciamos a construção em 2008, onde infelizmente por vários motivos a obra paralisou durante um determinado tempo. Então em 2017 nós retomamos, refizemos os projetos, ajustamos tudo na Caixa Econômica, demorou de novo, mas conseguimos atingir nosso e alcançar nossos objetivos. Finalizamos e agora está pronta pra fazer a concessão. Nós fizemos um chamada pública, onde foi feito o contrato de concessão com o empresário José Pagliarin que trabalha justamente no setor de despolpa de frutas. Hoje então nós assinamos, vamos assinar agora o contrato e concessão. E lá vai além de fazer o processamento, vai ter a geração de emprego, vai ter geração de renda, é uma pequena indústria. O primeiro passo que se dá pra que o nosso município siga em frente com esse modelo de pegar, produzir e não vender o produto in natura, vender o produto industrializado, gerando aqui dentro do nosso município mais renda, mais emprego e mais impostos. Então a gente deseja para o Zé muito sucesso no seu empreendimento, além de que nós estamos aqui para apoiá-lo assim como nós temos outros propósitos idênticos a esse que estão em andamento também, vamos colocar a disposição daqueles interessados, dos empresários que queiram desenvolver os seus empreendimentos aqui em nosso município. Desejamos a você lá sucesso, que gere bastante emprego e ganhe bastante dinheiro, que pague bastante imposto também e que tenha êxito no seu negócio. Lucre bastante e boa sorte!”

O empresário José Palharim, garante que a parceria será uma grande fonte de geração de emprego, pois além de firmarem parceria com produtores locais, também haverá necessidade de contratar trabalhadores para realizar o processamento:

“Essa parceria com a prefeitura é uma reivindicação feita também pela sociedade. Nós vamos trabalhar na agroindústria com parcerias, com produtores regionais, incentivar a pequena agricultura na produção de frutas, afinal semesses pequenos parceiros nós não conseguimos trabalhar, então a geração de emprego é um fato né, um dos nossos objetivos. Gerar muitos empregos, direta e indiretamente e também gerar imposto que nem diz o prefeito aqui, né? Podendo contribuir, agregar valores para o nosso município. Queremos trabalhar, gerar emprego e renda. E se Deus quiser vai dar tudo certo, prefeito!”

Geordano Matei, Secretário de Agricultura, conta um pouco mais de como foi o processo para enfim assinar essa parceria:

É isso aí. Parabéns a todos! É e esse trabalho intenso como prefeito já falou aí, né? Desde de 2005, quando ele na época era prefeito, e eu era vereador. Desde sempre foi um sonho proporcionar essas mudanças para a agricultura familiar do nosso município. E com os esforços da prefeitura, do prefeito sempre cobrando e se empenhando junto com a gente, que conseguimos finalizar essa obra, com os equipamentos que eram necessários. Então ela está redondinha, faltando apenas alguns ajustes. E agora com a assinatura desse contrato, nós esperamos que o o Zé enquanto um um empreendedor do município de Cláudia que já tem experiência nesse ramo de frutas há 10 anos tenha grande êxito, pois a agricultura familiar precisa de um local pra venda desse produto, né? Seja maracujá, seja acerola, seja caju, enfim. Todas as frutas que aqui no nosso município produz nós vamos pode usufruir né? Fazer uma venda através do empreendimento. Então, quero agradecer a todos que de uma forma ou de outra colaboraram pra que isso acontecesse, e claro, parabenizar o Zé pela parceria. É isso, vamos fazer o possível e o impossível pra continuar cada vez mais crescendo junto com a poupas palharin e engajar mais agricultores ainda no nosso projeto de fruticultura” finaliza.