1. HOME
  2. NOTÍCIAS
  3. Prefeito Altamir Kurten (PSDB)...

Prefeito Altamir Kurten (PSDB) fiscaliza aterro sanitário de Cláudia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Imprimir

A cidade realiza corretamente a destinação de resíduos de acordo com a Lei Federal 12305/10

 

Nessa última quarta-feira (14/06) o Prefeito de Cláudia, Altamir Kurten liderou uma comitiva da administração até a Sanorte Saneamento Ambiental LTDA com intuito de cumprir com a fiscalização do patrimônio público e conferir que a destinação de resíduos do município esteja sendo feita de forma correta.

Segundo Altamir, tudo está sendo tratado conforme a Lei Federal 12305/10, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“O município de Cláudia se adequou às exigências sanitárias do governo federal no que se diz respeito a destinação do resíduo sólido ou lixo aqui produzido. A destinação tem que ser feita obrigatoriamente de forma correta, por isso nós nos encaminhamos de Cláudia até o aterro sanitário de Santa Carmem, onde fica todo resíduo que é coletado diariamente em nosso município, com objetivo de realizar um acompanhamento das atividades que ali se realizam: destinações, saber que é aproveitado, produzido, de que forma é tratada a água que sai desse resíduo chamada de chorume. E enfim, averiguar se realmente a aplicação do investimento feito para destinação do lixo está sendo feita de forma a compensar o meio ambiente. Salientando que que a Prefeitura de Cláudia investe em torno de cinquenta mil reais por mês pra destinar o nosso lixo aqui para esse aterro sanitário, e como podemos ver, sim está compensando, porque todo resíduo que é produzido é destinado da forma que a legislação ambiental orienta e exige”

O intuito da fiscalização é garantir que todos os processos de descarte residual estejam conforme as normas para diminuir a poluição e promover uma melhor qualidade de vida para população de Cláudia. A prefeitura em parceria com a Sanorte tem obtido bons resultados no descarte dos resíduos:

“Nós aqui da Sanorte recebemos os resíduos do município de Cláudia  no nosso aterro localizado a quinze quilômetro do município de Sinop. Ao chegar, o resíduo é pesado na entrada, depois descarregado na frente de trabalho onde posteriormente a esteira espalha o lixo. Também temos uma escavadeira que trabalha nesse lixo, nós trabalhamos com a frente aberta de trinta metros. Após esses trinta metros é feita a cobertura desses resíduos, depois vem a caçamba, e fazemos o aterramento. Esse aterro atende a todos os parâmetros da legislação, e ele é legalizado pela SEMA. Além disso, nós trabalhamos com em média dezessete programas de monitoramento, nós temos o córrego Simone que passa aqui em torno, nós fazemos o monitoramento dessa água superficial, nós temos oito postos de monitoramento: da água subterrânea em análise feita a cada três meses. Também realizamos a captação do chorume e o tratamento biológico dele com lagoas de água, anaeróbias e facultativas. Também se realiza monitoramento de fauna e flora e geotécnico, de educação ambiental. Estamos abertos para visita, sempre recebemos visitas de universidades e escolas, podemos realizar palestras sempre à disposição pra melhor atender a população. Somos um aterro preocupado com a proteção do meio ambiente e provamos isso através dos nossos programas de monitoramento.” afirma Engenheiro Ambiental e Sanitarista da Sanorte, Hilton Brandão.

 

 

.

Lucas Seganfredo, Secretário do Meio Ambiente de Cláudia conta que o intuito da comitiva até o aterro de Santa Carmem foi justamente a fiscalização e o repasse de informações sobre a destinação residual para população ter conhecimento do destino final do lixo produzido:

“Fizemos uma visita a empresa Sanorte onde todo o resíduo do município de Cláudia é aterrado. A ida teve como objetivo conhecer todo o tratamento que eles fazem quando o lixo chega no aterro sanitário, para sabermos como tudo funciona e poder transmitir essa informação para o município. Hoje a nossa Secretaria do Meio Ambiente de Cláudia busca projetos para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população.” relata o secretário.

https://www.instagram.com/reel/CtgnTzsgQci/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support