A Prefeitura de Cláudia realizou no dia 23 de julho, duas audiências públicas fundamentais para o futuro da cidade: a primeira, às 9h, foi dedicada à apresentação e discussão do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Em seguida, às 10h, foi a vez da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026.
Ambas as audiências ocorreram com participação popular e transmissão ao vivo pelo Instagram oficial da Prefeitura, garantindo a transparência e o cumprimento da legislação vigente. O material completo utilizado nas apresentações está disponível para consulta no site institucional do município.
O PPA define os programas, ações e metas que vão orientar os investimentos públicos pelos próximos quatro anos. Já a LDO estabelece as prioridades e diretrizes para o orçamento anual. Juntas, essas peças são a base do planejamento orçamentário municipal.
Para a construção do PPA, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão utilizou como base inicial o Plano de Governo do prefeito Marcos Fernando Feldhaus, eleito democraticamente. Além disso, foram consideradas as sugestões da população – cuja participação é essencial e garantida por lei –, projeções realistas de receitas e despesas, e critérios técnicos como a média de arrecadação dos últimos três anos, cenários da economia global e crescimento regional.
A LDO 2026, por sua vez, apontou metas fiscais e prioridades do município para o próximo exercício, orientando a elaboração da futura Lei Orçamentária Anual (LOA). Todo esse processo é feito com responsabilidade, respeitando o limite das receitas e priorizando os gastos essenciais, como pessoal, custeio da máquina pública e investimentos estratégicos.
A gestão municipal reforça seu compromisso com o planejamento sério e transparente. “Planejar é escolher o que fazer com os recursos que temos – e fazer isso com responsabilidade, foco e compromisso com o cidadão.” Afinal, a gente trabalha, a cidade avança.